Cicatrizes de acne: tipos de marcas/manchas e como as remover

"O QUE POSSO USAR PARA REMOVER AS MANCHAS/MARCAS? CAUSADAS PELO ACNE" é talvez a pergunta que mais me têm feito nos últimos tem...

"O QUE POSSO USAR PARA REMOVER AS MANCHAS/MARCAS? CAUSADAS PELO ACNE" é talvez a pergunta que mais me têm feito nos últimos tempos... E eu percebo totalmente!! Como se o acne já não fosse mau o suficiente, ainda temos que levar com as cicatrizes após o seu tratamento (not cool acne, not cool).

Por isso hoje resolvi fazer um post breve e explicativo dos vários tipos de cicatrizes de acne e como as podemos remover adequadamente (check it out)...


PRIMEIRO, VAMOS FALAR DAS CAUSAS DAS CICATRIZES DE ACNE...
1. O acne por si só já é responsável pela cicatriz e quanto mais elevado for o grau de acne, maior a mesma poderá ser...
2. Manipular as lesões, também conhecido por "espremer as borbulhas"... Como já vimos, não quer dizer que vás ficar sem cicatrizes se não mexeres, mas o facto de lhe dares uns toques vai deixar a cicatriz bem pior (por isso não toca!!).
3. Exposição solar sem o uso do protetor, e isso não é novidade para vocês pois sabemos que o sol promove a produção de melanina responsável pelas manchas escuras (PODES LER MAIS AQUI).

QUE TIPOS DE CICATRIZES DE ACNE EXISTEM?
Existem 3 tipos principais de cicatrizes de acne: (1) Hiperpigmentação pós-inflamatória (manchas escuras), (2) Eritema pós-inflamatório (manchas vermelhas), e (3) Cicatriz atrófica (marcas) e cada uma delas tem origens diferentes, e consequentemente tratamentos diferentes.

COMO TRATAR AS DIFERENTES CICATRIZES DE ACNE?
A hiperpigmentação pós-inflamatória no fundo não passa de uma produção excessiva de melanina e sua consequente acumulação na epiderme (camada superficial da pele), causando as nossas tão conhecidas manchas escuras. A boa notícia é que por essa acumulação acontecer na camada superficial da pele, estas cicatrizes acabam por ser as mais fáceis de tratar. Principalmente porque o que não faltam no mercado são produtos que promovem a  renovação celular, como é o caso dos AHA (ácido glicólico, lático, kójico e mandélico SABE MAIS AQUI).

         
                     [COMPRAR]            [COMPRAR]               [COMPRAR]          [COMPRAR]  

As manchas escuras podem também ser tratadas com a nossa querida niacinamida (também conhecida por vitamina B3 ou PP). Para além das suas propriedades despigmentantes, a niacinamida possui benefícios calmantes, hidratantes, antioxidantes, trata o acne e estimula ainda a produção de colagénio (é realmente um produto de excelência).
               
                                    [COMPRAR]            [COMPRAR]               [COMPRAR]       

Tal como a niacinamida, a vitamina A e C também possuem propriedades aclareadoras, quer pela sua ação de regeneração celular, quer pela inibição da produção da melanina (respetivamente).
         

                            [COMPRAR]              [COMPRAR]               [COMPRAR]          [COMPRAR]  

Por outro lado, o eritema pós-inflamatório ou as típicas manchas vermelhas ou arroxeadas são causados por danos nos capilares próximos à superfície da nossa pele através da dilatação do poro inflamado. E por estar nas camadas mais internas da pele, este tipo de cicatriz geralmente é mais difícil de combater e por isso tratamentos à base de laser ou microdermoabrasão são os mais eficazes na sua remoção. NO ENTANTO, este tipo de procedimentos e terapias chamadas de Indução de colágeno devem ser realizadas no máximo 1 vez por ano, e idealmente de 2 em 2 anos!

a cicatriz atrófica é causada por um acne mais agressivo  (grau 4 por exemplo) em que o tecido da pele é "rompido" pela inflamação. Tal como o eritema pós-inflamatório, o laser e a microdermoabrasão são as formas mais eficazes de recuperar uma pele com cicatrizes atróficas no entanto é um processo super lento e muitas das vezes infrutífero (e por isso o meu conselho é que aceites a tua pele tal como ela é, com a sua beleza e peculiaridade). No entanto, para evitarmos chegarmos a esta fase, o uso de produtos que estimulam a produção de colagénio (proteina estrututal da pele) serão os teus melhores amigos! 

      Lembra-te: A prevenção é melhor do que o tratamento!!

You Might Also Like

2 comentários

  1. Sem dúvida um post super explicativo. :)
    Um beijinho,
    http://myheartaintabrain.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Um post espetacular. Obrigada pela informação e por seres uma rapariga tão verdadeira ☺️ um beijinho

    ResponderEliminar