Rotina de skincare para pele oleosa e com acne

Antes de mais é preciso referir que até ter sofrido uma explosão de acne hormonal, a minha pele nunca soube o que era uma rotina de skincar...

Antes de mais é preciso referir que até ter sofrido uma explosão de acne hormonal, a minha pele nunca soube o que era uma rotina de skincare para pele oleosa e com acne (shame on me, I know).

Até ganhar acne (e tudo começou há cerca de 1 ano atrás), o único cuidado que tinha com o meu rosto era o remover da makeup antes de ir dormir (e acreditem que há quem nem isso faça)... Portanto hoje vou-vos falar um pouco da minha rotina de skincare para pele oleosa e com acne e explicar-vos a importância de cada passo! 
NOTA: O 1º PRODUTO DE CADA IMAGEM CORRESPONDE AO QUE EU USO NA MINHA ROTINA DE SKINCARE PARA PELE OLEOSA E COM ACNE.

1º LAVAR A CARA DUAS VEZES AO DIA
Lavar o rosto todos os dias com um gel próprio para o teu tipo de pele é um dos passos mais importantes que precisas de introduzir na tua rotina de pele. No meu caso, eu acordo com a pele extremamente oleosa e dai ser muito importante retirar as impurezas acumuladas durante a noite e desentupir os poros obstruídos, para tentar reduzir ao máximo o surgimento de cravos e espinhas... Há noite, depois de remover toda a maquilhagem, poluição e células mortas com uma água micelar para peles sensíveis, volto a lavar novamente o rosto com o gel de limpeza (isto porque a água micelar nunca remove a sujidade a 100% e há quem defenda que não a devemos deixar no nosso rosto)... 
              [COMPRAR]        [COMPRAR]         [COMPRAR]         [COMPRAR]         [COMPRAR  

2º TONIFICAR A PELE
Um passo muitas das vezes ignorado mas de extrema importância é a tonificação da pele oleosa e com acne! Isto porque para além do tônico limpar a pele em profundidade e remover os restos de sujidade que escaparam ao gel de limpeza, este produto também a suaviza, acalma e refresca. Para além disso, o tônico restabelece o pH natural da pele, preparando-a para receber todos os produtos de hidratação. Podes aplicar o tónico de duas maneiras: disco de algodão ou diretamente com as mãos com leves batidas... Basicamente quando aplicado com um disco de algodão (de forma suave), optimizas a sua acção de limpeza. Quando aplicado com as mãos, apenas reequilibras a pele. 
        
                   [COMPRAR]           [COMPRAR]               [COMPRAR]               [COMPRAR]   

3ºAPLICAR O(S) SÉRUM(NS)
Primeiro de tudo, o que é o sérum e para que serve? O sérum é um produto de textura liquida ou oleosa que tem uma maior concentração de determinado ingrediente, actuando de forma rápida e mais profunda em problemas específicos da nossa pele... Como tal, devem ser aplicados desde o mais líquido, ao mais espesso para facilitar a absorção de todos os ingredientes. No entanto há séruns que já possuem vários ingredientes na sua constituição (Vitamina C, E, niacinamida, etc) o que facilita imenso na hora da aplicação...
            
                    [COMPRAR]            [COMPRAR]                    [COMPRAR]             [COMPRAR]  

4º HIDRATAR A PELE
Quem diria que colocar creme hidratante no rosto seria o 4º passo numa rotina de skincare para pele oleosa e com acne (há uns anos atrás este seria o meu 1º e único passo kkkk). Bem, acho que não vale a pena debruçar-me muito sobre a importância de hidratar a pele, no entanto muita gente com pele oleosa acha que o seu rosto não precisa de hidratação porque o que não falta por aqui é óleo ...  Bem, isso é mito absoluto e uma das causas de produção de sebo em excesso é exatamente essa falta de hidratação. Em casos de desidratação, a pele fica áspera, opaca, sem vida, e com descamação, o que resulta em rugas e linhas de expressão e isso é válido também para as peles oleosas. Por isso é muito importante utilizar produtos hidratantes que retêm a água necessária para manter a pele saudável e resistente ao envelhecimento. Cremes hidratantes com textura gelificante, de rápida absorção, oil-free e não comodogênicos são OBRIGATÓRIOS (principalmente se utilizas ácidos para tratar o acne-SABE MAIS AQUI)!! 
     

                  [COMPRAR]         [COMPRAR]        [COMPRAR]      [COMPRAR]        [COMPRAR

5º PROTEGER A PELE DOS DANOS SOLARES
Como é obvio este passo aplica-se apenas a uma rotina matinal, no entanto é extremamente importante (SABE MAIS SOBRE ISSO AQUI). Se uma pele normal já sofre danos causados pela radiação solar, imagina uma pele com acne e tudo o que isso envolve (manchas, marcas, vermelhidões, inflamação...). Daí ser extremamente importante proteger a nossa pele já bastante sensibilizada... E neste caso o protetor solar será o nosso melhor amigo para reduzir ou evitar as manchas... Podes encontrar AQUI uma extensa seleção de protetores solares para pele oleosa e com acne. 

E por fim, não stresses...Pode parecer complicado ao ínicio mas garanto-te que com o hábito a inserção de produtos de skincare na tua rotina será algo natural e de fácil aplicação. E depois de veres os seus resultados, já não os conseguirás largar (falo por experiência).

You Might Also Like

1 comentários