Produtos naturais conhecidos por tratar o acne: mito ou facto? (I)

Desde que me comecei a expor de forma mais rotineira a minha luta com o acne que tenho recebido imensas dicas de produtos naturais conhe...


Desde que me comecei a expor de forma mais rotineira a minha luta com o acne que tenho recebido imensas dicas de produtos naturais conhecidos por tratar o acne quase de um dia para o outro (WHAT??).


No entanto toda a gente sabe que produtos milagrosos não existem, muito menos no que toca ao acne (caso contrário a planta de aloé vera já estaria patenteada e seria de uso exclusivo, right? kkkk). O que efetivamente existem são produtos naturais com centenas de princípios ativos, como é o caso de ácidos, vitaminas, minerais, açucares (and so on), o que lhes confere propriedades antioxidantes, despigmentantes, antibacterianas, etc... E é exatamente sobre isso que vamos falar hoje, assim como a evidência científica que existe por trás dos vários produtos naturais conhecidos por tratar o acne. Como tal classificarei como MITO toda a informação que não apresenta evidencia científica (mesmo que verdadeira) e como FACTO a informação comprovada cientificamente.

ALOE VERA - MITO
A planta de Aloe vera (Aloe barbadensis miller) é conhecida e usada há séculos para diversos fins dermatológicos. E porquê que isso acontece? Porque ela contem uma enorme variedade de componentes ativos com as mais diversas funções, como é o caso do ácido salicílico, vitaminas, e minerais. No entanto ela também contem saponina (detergente natural), enzimas, açucares, lignina, hormonas, aminoácidos, ácidos gordos, antraquinonas, e outras centenas de componentes... Por tudo isto e mais alguma coisa é que ela é conhecida por regenerar cicatrizes, proteger a pele contra a radiação solar, desinflamar e hidratar a pele, e até tratar o acne... No entanto, o que toda esta informação tradicional não contabiliza é a REAL EFICÁCIA, SEGURANÇA, e EFEITOS SECUNDÁRIOS da Aloe Vera! Em 2019 um artigo científico reuniu estudos desde 1990 to 2016 e apenas foram contabilizados 23 estudos válidos sobre a eficácia da Aloe vera na pele (o que é muito pouco tendo em conta as propriedades milenares da Aloe vera!!). Este artigo concluiu que a Aloe vera é bastante eficaz na cicatrização de úlceras (por causa dos açucares, aminoácidos, zinco e água) e pode efetivamente ajudar a retenção da humidade e integridade da pele. No entanto, nenhum estudo avaliou a eficácia da Aloe Vera na redução do acne... Para além disso, a aplicação direta da Aloe Vera na pele pode causar vermelhidão, queimaduras, e alergias em indivíduos mais sensíveis (causadas pelas antraquinonas - poderosos laxantes) -ARTIGO CIENTÍFICO

ÁGUA DE ARROZ - MITO
O primeiro uso tópico conhecido da água de arroz ocorreu há mais de 1.000 anos no Japão e o seu uso tradicional tem sido bastante recomendado principalmente para tratar danos de pele (devido à presença de sodium lauryl sulfate) e reduzir manchas (devido à presença de ácido kójico). No entanto, também esta não possui resultados científicos concretos no tratamento do acne e outras condições (e nem vamos falar do arsénio presente na água).

ÁGUA DE ROSAS - FACTO
A água de rosas é um líquido feito de maceração de pétalas de rosa em água ou da destilação de pétalas de rosa com vapor e tal como quase todos os produtos naturais, é usado há séculos no médio oriente. Tudo porque a água de rosas possui propriedades anti-inflamatória (devido à vitamina C) e antibacteriana, provando ser eficaz contra a bactéria responsável pelo acne, Propionibacterium acnes - ARTIGO CIENTÍFICO.

TOMATE - MITO
Apesar do tomate ser uma excelente fonte de vitaminas e mineraisexistem poucas evidências científicas que apoiem a sua aplicação tópica, principalmente no que se refere ao tratamento do acne. Quanto aos benefícios da ingestão do tomate,  ai a  história já é completamente diferente -SABE MAIS AQUI.

BABA DE CARACOL - MITO
A baba de caracol é um produto bastante popular no mundo da cosmética e foi utilizado durante séculos em pequenas comunidades rurais no sul da Itália, para aliviar verrugas, calos e acne (e eu só consigo pensar na primeira pessoa que se lembrou de esfregar baba de caracol na cara). A verdade, é que a composição da baba de caracol varia de acordo com as diferentes espécies, no entanto pode apresentar uma mistura complexa de açucares (ácido hialurónico, glicosaminoglicanos), proteínas, enzimas e minerais. Tudo indica que devido às suas propriedades higroscópicas (capacidade de reter a água) a baba de caracol pode efetivamente ajudar a hidratar a pele no entanto apenas encontrei um artigo científico sobre a ação da baba de caracol em verrugas, e os resultados foram um pouco inconclusivos. Acho que um sérum de ácido hialurónico será menos nojento e muito mais eficaz (kkkk).

CLARA DE OVO - MITO
De todos os produtos que falamos aqui a clara de ovo é sem dúvida o produto natural que menos vai fazer pela tua pele. E porquê? Para além de puderes apanhar uma infeção de salmonella a clara de ovo é um produto natural extremamente pobre em vitaminas e minerais. A clara de ovo é constituída maioritariamente por água e proteína (o que lhe confere propriedades adstringentes e consequentemente a sensação da redução da oleosidade). No entanto o seu uso não controlado pode levar a uma secura excessiva da pele e causar o efeito contrário no tratamento do acne...

E acho que por hoje ficamos por aqui (ufaa). No entanto antes de te ires embora gostava que tivesses em atenção a seguinte informação: a maior parte da reputação dos produtos apresentados em cima tem por base dados anedóticos. Isto significa que a sua evidencia é muitas das vezes informal (passada de boca em boca) ou até aleatória (utilização de outro produto que resultou mas o resultado foi associado ao produto natural). Para não falar que a maior parte dos produtos naturais não possui só a substancia ativa que queremos, mas uma quantidade infinita de muitos outros produtos dos quais não sabemos nada sobre a sua eficácia e segurança. E por isso o seu uso deve ser utilizado com muito cuidado! 

LEMBRA-TE: PRODUTO NATURAL NÃO SIGNIFICA SEGURO E EFICAZ!

You Might Also Like

0 comentários