Como escolher o gel de limpeza facial?

Escolher os produtos adequados à nossa pele, não é tarefa fácil, principalmente se nunca ligaste muito a esta tarefa tão importante do noss...



Escolher os produtos adequados à nossa pele, não é tarefa fácil, principalmente se nunca ligaste muito a esta tarefa tão importante do nosso dia-a-dia... Por isso hoje trago-te todas as dicas para escolheres o primeiro produto de qualquer skincare, o gel de limpeza facial!


EM PRIMEIRO LUGAR, VAMOS PERCEBER A IMPORTÂNCIA DO GEL DE LIMPEZA FACIAL.
O gel de limpeza é o primeiro passo numa rotina de skincare (SABE MAIS AQUI) e a sua função é remover toda a poluição, restos de maquilhagem e excesso de sebo na pele. Todos estes factores são responsáveis pela obstrução dos poros, e consequentemente pelo surgimento de inflamações e formação de cravos e espinhas no rosto. Por isso é que a limpeza do rosto de manhã e à noite é a primeira frente de combate numa rotina de skincare saudável. DICA: espalhares um pouco de base nas costas da mão e lavares com o gel de limpeza é uma ótima forma de perceber se este limpa eficazmente.

QUALQUER COISA SERVE PARA LAVAR O ROSTO?
A resposta é não! Lavar o rosto (e pescoço) pode parecer uma ação extremamente simples no nosso quotidiano no entanto não tem nada de básico e existem factores dos quais é preciso ter em conta: lavagem em excesso, formulações agressivas e pHs desadequados...

EXCESSO DE LIMPEZA...
O excesso de limpeza pode retirar a proteção da epiderme, o que é prejudicial à pele. Para além disso pode deixar a pele desidratada, o que numa pele oleosa só vai gerar mais produção de sebo. Por isso é muito importante que não esfregues o rosto agressivamente e de forma prolongada. Para além disso é extremamente importante passares bastante água (fria ou morna) no rosto para teres a certeza que removes todos os restos de "detergente"... O objetivo é que a tua pele fique com uma sensação agradável após a limpeza e não fique nem a "estalar" -excesso de limpeza ou produto demasiado agressivo- nem com oleosidade -limpeza mal feita ou produto insuficiente. 

QUAIS OS INGREDIENTES QUE DEVES TER EM CONTA?
Mais importante que usares um gel de limpeza adequado para o teu tipo de pele, é usares um gel de limpeza com a formulação certa, nomeadamente sem álcool, fragrâncias ou ingredientes irritantes como o mentol -no máximo estes devem estar no final da lista de ingredientes. O gel de limpeza deve ainda conter "sodium laureth sulfate", "sodium cocoamphoacetate" ou "sodium lauryl sarcosinnate" - pois são surfactantes gentis para a pele - e não deves confundir nenhum destes ingredientes com "sodium lauryl sulfate", também conhecido por SLS, que por sua vez é um surfactante bastante agressivo e irritante. 

PORQUÊ QUE O PH IMPORTA?
Para além dos ingredientes, deves ainda optar por formulações mais ácidas que vão ao encontro do pH fisiológico da pele que geralmente anda à volta dos 4.5 - 5.5. Isto porque um pH mais ácido respeita o microbioma da pele, ou seja, cuida das bactérias comensais (boas) presentes na tua pele e em contrapartida impede que organismos externos e patogénicos se acumulem. Valores de pH a partir dos 6.8 já não são recomendados.

QUE PRODUTOS RECOMENDO?
Encontrar um bom gel de limpeza não é tarefa fácil por isso mostro-vos vários produtos que cumprem praticamente todas as condições referidas, organizados pela sua força de limpeza. Os géis de limpeza menos agressivos são perfeitos para serem utilizados de manhã enquanto que os mais fortes devem ser aplicados à noite, onde há muita mais sujidade para remover, nomeadamente makeup.

 [COMPRAR]              [COMPRAR]              [COMPRAR]               [COMPRAR]                 [COMPRAR



You Might Also Like

0 comentários